Tabela FIPE: Como calcular o preço do seu carro

Se você quer comprar um carro usado ou está pensando em vender o seu certamente já ouviu falar na Tabela FIPE, rotineiramente mencionada nas negociações, servindo como um dos principais parâmetros para calcular o preço do veículo.

calcular preço tabela Fipe
Tabela FIPE: Como calcular o preço do seu carro (Foto: Freepik)

Mas o que é a Tabela FIPE? Trata-se da principal referência de preços no mercado de carros usados e seminovos, servindo ainda como base para determinar o prêmio do seguro e o financiamento do automóvel. Tanto empresas quanto pessoas físicas utilizam bastante as informações disponibilizadas por ela.

A famosa tabela de preço médio dos carros foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), organização sem fins lucrativos que existe desde 1973 e atua no apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Como funciona a Tabela FIPE

Atualizada mensalmente, a Tabela FIPE traz a média de preços de carros, utilitários pequenos, motos, caminhões e micro-ônibus, levando em consideração o modelo do automóvel, a marca e o ano de modelo (não confundir com o ano de fabricação).

Para a elaboração desta tabela, a FIPE coleta, a cada mês, informações sobre os preços de venda de veículos, excluindo os valores que estão muito acima ou abaixo da média, pois estes podem se referir a negociações incomuns.

calcular preço do carro
A tabela FIPE é uma ótima referência para quem quer vender ou comprar carro usado (Foto: Freepik)

Nessa pesquisa de preços feita pelo órgão são excluídos veículos de frota, táxis, viaturas e os demais automóveis que não se enquadram no uso comum. Também não se leva em conta a presença de acessórios e a cor do veículo, entre outras coisas.

Os dados são coletados pela FIPE em 24 estados e ajudam ainda no cálculo do valor do IPVA.

Como calcular o preço do carro

Como calcular o preço do carro usando a Tabela FIPE? O primeiro passo é acessar o site oficial da entidade, https://veiculos.fipe.org.br/. Em seguida, role a página para baixo, clique na categoria em que se enquadra o seu veículo e defina o período de referência para a pesquisa.

como usar a tabela Fipe
É muito fácil usar a tabela FIPE (Foto: Reprodução FIPE)

Se você tem um VW Gol, por exemplo, clique em “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”. A seguir, informe a marca do veículo (no caso, Volkswagen), o modelo (é preciso escolher o nome correto, como Gol 1.0 Plus 8V 2p, entre as opções mostradas) e o ano de modelo. Depois, clique em “Pesquisar”.

O sistema irá mostrar o preço médio do seu carro e também outras informações referentes à pesquisa realizada.

Como usar a tabela FIPE na hora de comprar ou vender

Agora que você já sabe como usar a Tabela FIPE para calcular o preço médio, pode começar a utilizá-la nas negociações de compra e venda de carros. Caso esteja em dúvida sobre qual valor atribuir ao seu veículo, use o preço da tabela como referência.

O mesmo vale na hora de comprar um usado ou seminovo. Pesquise o preço médio do modelo desejado e compare com o valor pedido pelo proprietário ou revendedora, para então começar uma negociação.

Lembre-se de que ninguém é obrigado a usar a Tabela FIPE como referência e que diversos fatores podem influenciar no preço, como o estado de conservação do veículo e o número de acessórios, entre outros.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *