Sisu 2019 Vagas e Inscrição

O Sisu 2019 está com as inscrições abertas para o processo seletivo do primeiro semestre. Serão oferecidas 235.461 vagas para cursos superiores gratuitos das mais variadas áreas do conhecimento, distribuídas entre 129 instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

Sisu primeiro semestre 2019
Sisu 2019 Vagas e Inscrição (Foto: Reprodução Sisu)

Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada disponibiliza vagas em universidades públicas gratuitas para quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são utilizadas na seleção dos novos alunos.

Para esse primeiro processo seletivo de 2019, o programa traz algumas novidades, entre as quais a atualização das notas de corte parciais de cada graduação cinco vezes ao dia (meia-noite, 7h, 12h, 17h30 e 20h). Outra mudança em destaque é que o candidato convocado na chamada regular, seja na 1ª ou na 2ª opção de curso, não poderá participar da lista de espera.

Como consultar as vagas disponíveis

As vagas Sisu 2019 primeiro semestre estão distribuídas entre algumas das principais universidades federais e estaduais do país. Se você quer saber quais instituições participam do programa e os cursos oferecidos por ela é só fazer uma pesquisa rápida no sistema.

cursos gratuitos Sisu
O curso de Direito é oferecido por várias universidades gratuitas no Sisu (Foto: Freepik)

Basta acessar o site http://www.sisu.mec.gov.br/ e clicar em “Pesquisar vagas”. A partir daí, dá para pesquisar pelo nome da instituição, pelo curso ou município, e ter acesso a informações como graduações disponíveis em cada universidade, instituições por cidade, número de vagas por curso e turno, entre outros detalhes.

O sistema de pesquisa de vagas do Sisu 1º semestre 2019 fica aberto durante todo o período de inscrição para o processo seletivo, podendo ser acessado por qualquer pessoa, sem a necessidade de fazer login no site do Sisu.

Inscrição Sisu 2019/1

As inscrições Sisu 2019/1 seguem abertas até as 23h59 do dia 25 de janeiro, exclusivamente pelo site http://www.sisu.mec.gov.br/. Para se candidatar é preciso informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha cadastrada no exame, lembrando que a inscrição é gratuita. Outra exigência é ter tirado nota acima de zero na redação do Enem.

Cada concorrente pode escolher até duas opções de vagas entre os cursos ofertados no Sisu 2019, indicando a ordem de preferência. Essas escolhas podem ser modificadas quantas vezes o candidato quiser, até o encerramento das inscrições.

inscrições Sisu 2019/1
As inscrições são feitas via internet, gratuitamente (Foto: Freepik)

Os inscritos devem ficar atentos às notas de corte do Sisu 2019. Elas funcionam como uma referência para que o estudante escolha uma opção de curso na qual realmente tenha chance de aprovação.

E como elas são atualizadas quatro vezes ao dia, é essencial conferir essas mudanças com frequência, acessando a opção “Ver inscrição” na página do Sisu, para fazer alterações na sua escolha caso ache necessário.

Chamada regular e lista de espera

O resultado do Sisu 2019 primeiro semestre será divulgado no dia 28 de janeiro, quando sai a chamada regular do programa. Os candidatos convocados nessa etapa deverão comparecer à universidade escolhida entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro para a confirmação da matrícula.

Já aqueles que não foram aprovados nessa chamada poderão participar da lista de espera do Sisu 2019, informando essa opção entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, no site do processo seletivo.

A convocação dos candidatos em lista de espera começa no dia 7 de fevereiro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *