Inscrições PROUNI 2019

As inscrições para o Prouni 2019 estarão abertas a partir do dia 31 de janeiro, trazendo milhares de bolsas de estudo para cursos superiores em todo o Brasil, para quem fez o Enem 2018, distribuídas entre universidades da rede privada. As vagas são para as turmas do primeiro semestre.

Prouni primeiro semestre 2019
Inscrições PROUNI 2019 (Foto: Freepik)

Estudar em instituições de ensino superior particulares não é barato, o que acaba dificultando o acesso à graduação, principalmente para os estudantes de baixa renda. Para mudar essa situação, o governo federal distribui bolsas anualmente, através do Programa Universidade para Todos, lançado em 2004.

Por meio das bolsas do Prouni, milhões de pessoas já puderam fazer o tão sonhado curso superior, aumentando as chances de conseguir um emprego. Se você quer participar do Prouni primeiro semestre 2019, não deixe de conferir as dicas a seguir!

Como funciona o Prouni

Principal programa de bolsas de estudo para o ensino superior do país, o Prouni concede benefícios parciais e integrais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas que aderem ao projeto.

É possível encontrar bolsas para os mais variados tipos de cursos, entre os quais alguns que possuem grande procura, como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharias (várias habilitações), Letras, Pedagogia e TI.

bolsas prouni
Há bolsas para diferentes tipos de cursos, como Odontologia (Foto: Freepik)

São dois tipos de bolsas disponibilizadas. Na bolsa integral, o aluno tem direito a 100% de desconto na mensalidade, ou seja, não paga nada para estudar em uma faculdade particular. Para concorrer a este benefício, o candidato deve ter renda mensal bruta familiar de até um salário mínimo e meio.

Já a bolsa parcial concede 50% de desconto na mensalidade, e para concorrer a elas é preciso apresentar renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos. Neste caso, o estudante pode financiar os 50% restantes da mensalidade solicitando o Fies.

Inscrições Prouni 2019/1

As inscrições Prouni 2019 primeiro semestre serão recebidas via internet, pelo site http://prouniportal.mec.gov.br/. Os cadastros estarão abertos entre as 0h do dia 31 de janeiro e as 23h59 do dia 3 de fevereiro. Não há cobrança de taxas.

Para confirmar o cadastro é necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha do exame, assim como dados pessoais e do grupo familiar. O sistema permite escolher até duas opções de instituição, curso, turno e tipo de bolsa, em ordem de preferência, dados que podem ser alterados durante o período de inscrição, conforme as mudanças das notas de corte.

inscrições Prouni 2019 1 semestre
As inscrições são feitas via internet (Foto: Freepik)

Além dos requisitos referentes à renda, citados acima, e de obrigatoriamente ter feito o Enem 2018, obtendo nota acima de zero na redação e no mínimo 450 pontos na média das provas fechadas, os candidatos devem se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Ter feito o ensino médio integralmente na rede pública;
  • Ter feito o ensino médio em escola particular, desde que como bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parte em escola pública e parte na rede privada, como bolsista integral;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor do quadro permanente de escola pública (nessa situação não se aplica o critério de renda).

Cronograma

Vai concorrer às bolsas concedidas pelo programa? Então, fique atento ao calendário do Prouni 2019 1º semestre:

  • 31 de janeiro a 3 de fevereiro: inscrições
  • 6 de fevereiro: primeira chamada do Prouni
  • 6 a 14 de fevereiro: matrícula dos aprovados
  • 20 de fevereiro: segunda chamada do Prouni
  • 20 a 27 de fevereiro: matrícula dos aprovados em segunda chamada
  • 7 e 8 de março: adesão à lista de espera
  • 11 de março: resultado da lista de espera
  • 12 e 13 de março: matrícula dos convocados em lista de espera

Qualquer dúvida, entre em contato com o Ministério da Educação, pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita).

Resultado 2ª chamada Prouni 2019

Já saiu a lista de aprovados na segunda chamada do Prouni 2019 1º semestre. Para saber se foi convocado, você deve acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br/, clicar em “Ver Resultado” e digitar seus dados de login.

Os candidatos selecionados têm até o dia 27 de fevereiro para apresentar a documentação na instituição de ensino escolhida, confirmando os dados de cadastro e garantindo a matrícula.

Quem não foi pré-selecionado na primeira nem na segunda chamada poderá manifestar interesse em participar da lista de espera acessando o site do programa nos dias 7 e 8 de março (veja o calendário acima).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *