Inscrições PEP 2019 Cursos Gratuitos MG

Procurando cursos gratuitos em Minas Gerais para fazer? Uma alternativa interessante está nos cursos PEP 2019, que oferecem diversas oportunidades de qualificação para os jovens mineiros, possibilitando ampliar os conhecimentos e aumentar as chances de arrumar emprego.

PEP MG 2019
Inscrições PEP 2019 Cursos Gratuitos MG (Foto: Freepik)

Realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Programa de Educação Profissional (PEP) objetiva ampliar o acesso de estudantes do nível médio da rede pública ao ensino profissionalizante, assim como os recém-formados.

Milhares de pessoas já participaram das edições anteriores do programa, iniciado em 2007, conquistando um diploma técnico bastante valorizado pelo mercado. Se você quer aproveitar essa chance para aprender uma nova profissão sem gastar nada, fique atento às informações abaixo!

Cursos oferecidos

Os cursos gratuitos PEP MG fazem parte da modalidade de nível técnico profissionalizante, ou seja, trata-se de cursos técnicos grátis, cujas aulas são presenciais e realizadas em escolas estaduais de Minas Gerais e em escolas credenciadas do Senai, Senac e Sesi, instituições parceiras do programa.

A oferta abrange cursos técnicos grátis de 12 eixos tecnológicos, incluindo setores estratégicos e de grande demanda por profissionais no estado, como produção industrial, recursos naturais, turismo e lazer, saúde e infraestrutura, entre outras áreas.

cursos PEP gratuitos
Cursos Técnicos gratuitos são oferecidos pelo programa (Foto: Freepik)

O governo ainda não definiu o catálogo de cursos técnicos gratuitos PEP MG 2019, mas a expectativa é de que sejam oferecidas qualificações muito procuradas e disponibilizadas em anos anteriores, como:

  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Agricultura
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Farmácia
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Metalurgia
  • Técnico em Redes de Computadores
  • Técnico em Química
  • Técnico em Radiologia
  • Técnico em Comércio
  • Técnico em Contabilidade
  • Técnico em Eletroeletrônica
  • Técnico em Mecânica

Vale lembrar que a oferta varia de acordo com a cidade e a escola.

Falando nisso, o programa costuma ser realizado em municípios de todo o estado, atendendo às principais demandas de cada região.

Quem pode fazer

A oferta PEP MG cursos grátis 2019 é direcionada principalmente aos estudantes matriculados no ensino médio regular, nas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, e aos alunos do ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quem já concluiu o nível médio, em qualquer rede de ensino, também pode se candidatar às vagas para cursos PEP 2019, desde que não esteja matriculado em curso superior.

Como se inscrever

Interessou-se pelos cursos técnicos gratuitos em Minas Gerais? Se você faz parte do público-alvo do programa, basta se inscrever para participar do processo seletivo realizado pelo governo estadual, que inclui a aplicação de provas objetivas. Os cadastros são recebidos via internet, no site do programa.

vagas PEP MG 2019
Para participar do programa é preciso fazer o processo seletivo (Foto: Freepik)

O período de inscrições PEP 2019 para cursos gratuitos MG ainda não foi divulgado, bem como o cronograma da seleção (datas das provas, divulgação do resultado, início das aulas etc) e a lista de cidades com vagas disponíveis.

Todas as informações sobre a próxima edição do Programa de Educação Profissional MG devem ser divulgadas em breve pela Secretaria Estadual de Educação, no site da SEE-MG.

Assim que surgirem novas informações sobre esses cursos gratuitos 2019 em Minas Gerais também iremos atualizar este texto. Fique atento!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *