Como fazer Currículo: Passo a Passo, Modelos

Como fazer currículo? Essa dúvida é muito comum entre as pessoas que estão em busca de emprego, pois se trata de um documento bastante importante, no qual são citadas as informações mais relevantes a respeito do candidato à vaga.

currículo pronto
Como fazer Currículo: Passo a Passo, Modelos (Foto: Freepik)

E é através dele que o recrutador normalmente tem o primeiro contato com os concorrentes. Ou seja, um currículo bem elaborado pode se destacar entre os demais e chamar a atenção, fazendo com que você seja convocado para a entrevista de emprego.

Pensando em ajudar quem tem dúvida sobre como criar um currículo, separamos algumas dicas simples e práticas, que você confere no passo a passo a seguir. Aproveite também para saber o que não colocar no documento e veja alguns modelos que servem de referência ao final do post.

Passo a Passo

Antes de iniciar o passo a passo para fazer currículo, é preciso destacar que ele pode ser elaborado em qualquer editor de texto, como o Word e o LibreOffice Writer, por exemplo.

currículo no Word
Fazendo currículo no editor de texto (Foto: Reprodução LibreOffice Writer)

Vamos ao tutorial!

  1. Abra o seu editor preferido e crie um novo documento.
  2. Escolha a fonte de sua preferência (as mais comuns para currículo são Times New Roman e Arial).
  3. Escreva o seu nome completo em caixa alta, tamanho 18, negrito e centralizado.
  4. Agora, é a hora de colocar alguns dados pessoais, como idade/data de nascimento, cidade/estado em que reside, telefone e e-mail. Cada dado vai em uma linha.
  5. Em seguida, você deve adicionar a palavra OBJETIVO, em caixa alta, negrito e tamanho 12. Nesse campo do currículo, o candidato informa o cargo desejado.
  6. Logo após vem o campo PERFIL PROFISSIONAL, escrito em caixa alta, tamanho 12 e negrito. Aqui é o espaço para comentar sobre a sua carreira, de forma resumida e objetiva. Cite as informações em tópicos ou poucos parágrafos curtos.
  7. Chegou a vez da FORMAÇÃO. Neste espaço, informe os cursos que fez, dando ênfase a formações técnicas, superiores e de pós-graduação, mencionando o nome da instituição e o ano de conclusão.
  8. Depois, crie o campo QUALIFICAÇÕES E CURSOS. É nessa parte que vão entrar as informações sobre cursos de idiomas, informática, profissionalizantes, de aperfeiçoamento etc.
  9. Finalize com o campo EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, onde ficam os detalhes do seu histórico de trabalho. Nome da empresa, cargo ocupado, período trabalhado e resumo das principais atividades são dados que não podem faltar.

O que evitar colocar

Viu como é fácil fazer um currículo simples e objetivo? Para que ele fique ainda mais sucinto, evite colocar informações como notas acadêmicas, hobbies e experiências que não têm nada a ver com a sua formação ou cargo pretendido.

o que não colocar no currículo
O currículo deve ser objetivo (Foto: Freepik)

Na lista do que evitar colocar no currículo também estão algumas informações pessoais, como endereço residencial, número do CPF e da identidade, título de eleitor e nomes dos pais.

A pretensão salarial só deve ser colocada se a empresa solicitar, assim como a foto do candidato.

Modelos

Veja alguns modelos de currículos que você pode usar como referência para fazer o seu.

modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)
modelos de currículos
(Foto: Freepik)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *