Calendário Bolsa Família 2019

O calendário Bolsa Família 2019 já está disponível, trazendo todas as datas de pagamento do benefício para os próximos 12 meses, permitindo que os milhões de usuários do programa se planejem melhor para sacar o dinheiro no dia certo.

programa Bolsa Família
Calendário Bolsa Família 2019 (Foto: Fotos Públicas.com)

Maior programa de transferência de renda do Brasil, o Bolsa Família atende a mais de 14 milhões de famílias em todo o país, que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, contribuindo para que elas tenham acesso a serviços básicos de saúde, educação e alimentação, entre outros.

Em contrapartida, os beneficiários precisam manter os filhos na escola, o cartão de vacinação em dia e fazer o acompanhamento das gestantes, entre outras regras definidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para continuar a receber o auxílio financeiro mensal.

Datas de pagamento

As datas de saque do Bolsa Família 2019 seguem basicamente o mesmo padrão dos últimos anos, com o pagamento sendo disponibilizado de maneira escalonada ao longo dos 10 últimos dias úteis de cada mês. Em janeiro, por exemplo, os valores serão liberados entre os dias 18 e 31.

O que também não muda é a forma de identificar a data de depósito dos créditos. Basta consultar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão Bolsa Família e verificar o calendário do programa, mês a mês.

Beneficiários com cartão de final 1, por exemplo, receberão o pagamento em janeiro no dia 18, enquanto aqueles com final 2 poderão efetuar o saque no dia 21 e assim por diante, até chegar aos cartões com final 0, cujo benefício estará disponível a partir do dia 31.

Veja as datas de pagamento do Bolsa Família 2019 no calendário oficial do programa:

datas pagamento Bolsa Família
Confira a data de liberação do seu benefício (Foto: Reprodução Ministério do Desenvolvimento Social)

Como sacar

O saque do Bolsa Família pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas e nos postos de atendimento Caixa Aqui, pelo titular do benefício, bastando apresentar o cartão do Bolsa Família e um documento oficial com foto.

Antes de ir a um dos pontos de atendimento, não se esqueça de conferir o calendário do Bolsa Família 2019 acima, lembrando que o dinheiro fica disponível a partir da data citada no cronograma oficial.

Outro lembrete importante é que os valores do Bolsa Família ficam disponíveis para saque durante 90 dias. Se você perder esse prazo, precisa entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social para saber como liberar a grana.

Inscrições Bolsa Família 2019

Ainda não recebe o benefício? As inscrições para o programa ficam abertas o ano inteiro, atendendo às pessoas que se enquadram nos requisitos para participar do Bolsa Família.

Podem se inscrever as famílias com renda mensal de no máximo R$ 89,00 por pessoa e também aquelas com renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa e as que sejam compostas por crianças ou adolescentes e gestantes. O valor do benefício depende de uma série de fatores.

saque Bolsa Família
É preciso apresentar o cartão e a identidade para sacar o valor (Foto: Fotos Públicas.com)

Se você se enquadra nos critérios, deve procurar os representantes do Bolsa Família na prefeitura da sua cidade para realizar o registro no CadÚnico do governo federal e a inscrição no programa.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social pelo telefone 0800-707-2003.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *